SEJAM BEM-VINDOS!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos e buscamos compreender melhor o universo do Pedagogo enquanto profissional da Educação Infantil. Sintam-se convidados para comentar, opinar, criticar e dar sugestões!

sábado, 21 de maio de 2011

Planejamento na Educação Infantil

Planejamento na Educação Infantil


A seguir destacaremos algumas idéias sobre planejamento na Educação Infantil, tendo como referência o livro Encontros e encantamentos na Educação Infantil de Luciana Esmeralda Ostetto.


"Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador repensar, revisando, buscando novos significados para sua prática pedagógica." (OSTETTO, 2000, p.177)
"Sem dúvida, a elaboração de um planejamento depende da visão de mundo, de criança, de educação, de processo educativo que temos e que queremos: ao selecionar um conteúdo, uma atividade, uma música, na forma de encaminhar o trabalho."(OSTETTO, 2000, p.178)
A autora destaca cinco tipos de planejamento proporcionando uma importante reflexão.
- Planejamento baseado em listagem de atividades
- Planejamento baseado em datas comemorativas
- Planejamento baseado em aspectos do desenvolvimento
- Planejamento baseado em temas (tema integrados, tema gerador, centros de interesse, unidades de experiência)
- Planejamento baseado em conteúdos organizados por áreas de conhecimento
A autora destaca que “elaborar um “planejamento bem planejado” no espaço da educação infantil significa entrar na relação com as crianças (e não com alunos!), mergulhar na aventura em busca do desconhecido, construir a identidade de grupo junto com as crianças.” (OSTETTO, 2000, P.190)

Referência: OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, Papirus, 2000.

Reflexão
O trabalho com a educação infantil é de extrema importância. Proporciona redescobrir diversos caminhos diariamente. Para isto, faz-se necessário um planejamento que de sentido ao trabalho do professor e da criança.
O planejamento precisa contemplar, além de construção e socialização do conhecimento, questões que envolvam o lúdico, o prazer, enfim, ações em que a crianças possam dar significado as suas aprendizagens.
O planejamento propicia ao professor uma reflexão de sua prática. Ou seja, possibilita um repensar de seus objetivos, buscando articular com a realidade de seus alunos.

4 comentários:

  1. gostei espero que esse texto me ajude só gostaria se está todo o cap. nesse texto ou é só resumo.

    ResponderExcluir
  2. gostei espero que esse texto me ajude só gostaria se está todo o cap. nesse texto ou é só resumo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, obrigada que vc cresça sempre, este texto vai me ajudar muit

    ResponderExcluir