Documentário Liliana Sulzbach, sobre a infância das crianças brasileiras.
Como crianças de diferentes classes sociais e regiões do Brasil tem vivido a Infância?
O documentário me sensibiliza para pensar as concepções de infância.
Sendo uma invenção da modernidade, a infância foi constituída com características como a inocência, a fragilidade, a pureza, a bondade e uma promessa de futuro melhor.
Já a concepção de infância que temos hoje, uma infância atingida pelas mudanças e transformações sociais, torna-se outra. Como destaca MOMO (2009, p. 2), "Novas configurações estão surgindo e rompendo, gradativamente, com a lógica da racionalidade moderna", aparecendo uma infância pós-moderna.
Estas crianças da contemporaneidade vivem a infância de várias formas, modificando também o nosso entendimento sobre elas.
Como se percebe no documentário, crianças vivendo a infância de diferentes maneiras, trabalhando como adultos, consumindo como adultos e partilhando das mesmas informações que os adultos.
Nas diferentes realidades sociais mostradas no documentário, o ser criança e o viver a infância são vivenciados por aquelas crianças de distintas formas.
Eu ainda acho que a infância é uma fase especial da vida!
Referências bibliográficas:
MOMO, Mariângela. Condições culturais contemporâneas na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. GT07. ANPED. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/trabalho_gt_07.html. Acessado em Março/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário