SEJAM BEM-VINDOS!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos e buscamos compreender melhor o universo do Pedagogo enquanto profissional da Educação Infantil. Sintam-se convidados para comentar, opinar, criticar e dar sugestões!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Documentário A invenção da Infância

Documentário Liliana Sulzbach, sobre a infância das crianças brasileiras.

Como crianças de diferentes  classes sociais e regiões do Brasil tem vivido a Infância?






O documentário me sensibiliza para pensar as concepções de infância.

Sendo uma invenção da modernidade, a infância foi constituída com características como a inocência, a fragilidade, a pureza, a bondade e uma promessa de futuro melhor. 

Já a concepção de infância que temos hoje, uma infância atingida pelas mudanças e transformações sociais, torna-se outra.  Como destaca MOMO (2009, p. 2), "Novas configurações estão surgindo e rompendo, gradativamente, com a lógica da racionalidade moderna", aparecendo uma infância pós-moderna.

Estas crianças da contemporaneidade vivem a infância de várias formas, modificando também o nosso entendimento sobre elas.

Como se percebe no documentário, crianças vivendo a infância de diferentes maneiras, trabalhando como adultos, consumindo como adultos e partilhando das mesmas informações que os adultos. 

Nas diferentes realidades sociais mostradas no documentário, o ser criança e o viver a infância são vivenciados por aquelas crianças de distintas formas.

Eu ainda acho que a infância é uma fase especial da vida!

Referências bibliográficas:
MOMO, Mariângela. Condições culturais contemporâneas na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. GT07. ANPED. Disponível em  http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/trabalho_gt_07.html. Acessado em Março/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário