SEJAM BEM-VINDOS!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos e buscamos compreender melhor o universo do Pedagogo enquanto profissional da Educação Infantil. Sintam-se convidados para comentar, opinar, criticar e dar sugestões!

sábado, 21 de maio de 2011

Avaliação na Educação Infantil

Avaliação na Educação Infantil


A seguir destacaremos algumas idéias sobre avaliação na Educação Infantil, tendo como referência o livro Com a Pré-escola nas mãos de Sonia Kramer.


“... a avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos.” (KRAMER, 2009, p.94)

“Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação tem uma importância social e política crucial no fazer educativo. E essa importância está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos.”(KRAMER, 2009, p.94)

A autora destaca que três tipos de estratégias podem ser utilizadas para proceder à avaliação:
- análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico;
- observações e registros sistemáticos;
- arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas, relatórios das crianças.

Referência: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 14ª.ed. São Paulo: Ática, 2009.

Reflexão
A avaliação constitui um instrumento essencial no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, é importante que seja de forma sistemática avaliando todo o processo de construção da criança, considerando as suas diferentes habilidades e potencialidades.
O processo de avaliação permite que o professor avalie todo o planejamento refletindo e reconstruindo novos objetivos para o cotidiano escolar.

Um comentário:

  1. Sabrina
    Este texto KRAMER, é muito bom, pois ela vai esclarecendo e ajudando na compreensão do processo de avaliação na Educação Infantil.
    Uma outra autora que tem um texto interessante sobre a aavaliação é a Jussara H. Ela vicula a avaliação como parte do processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir