SEJAM BEM-VINDOS!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos e buscamos compreender melhor o universo do Pedagogo enquanto profissional da Educação Infantil. Sintam-se convidados para comentar, opinar, criticar e dar sugestões!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Criança e Consumo

A infância contemporânea que vai à escola, e até às escolas de educação infantil, é afetada pela cultura de consumo que vivemos hoje. Momo (2009) afirma que "as crianças parecem nunca possuir o suficiente", que os artefatos apresentados pela mídia se tornam desejos das crianças, assim que elas os possuem já são lançados novos artefato. Momo (2009) realizou uma pesquisa sobre os sujeitos infantis e a mídia/consumo, e constatou que as crianças pobres das escolas vivem nesta condição pós-moderna de alto consumismo.

Referências bibliográficas: MOMO, Mariangela. Condições culturais contemporâneas na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. GT07. ANPED. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/trabalho_gt_07.html Acessado em: Março/2011.

Preocupados com a situação que o Brasil se encontra, quanto aos problemas gerados pela mídia voltada para a criança e pelo alto consumismo infantil, o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana (zona leste de São Paulo), foi criado para colocar a disposição da sociedade informações e estudos sobre o consumo infanto-juvenil . Através do site e do blog mostram meios para minimizar os impactos causados pelo consumo e a mídia infantis.



Fonte: Blog Consumismo e Infância

Para conhecer as ações do projeto, acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário