SEJAM BEM-VINDOS!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos e buscamos compreender melhor o universo do Pedagogo enquanto profissional da Educação Infantil. Sintam-se convidados para comentar, opinar, criticar e dar sugestões!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Formação de professores para a Educação Infantil

Colegas, estou postando um recorte de uma dissertação de mestrado que retoma um pouco o que discutimos em sala de aula sobre a formação do pedagogo, fazendo um contraponto entre a formação em Universidades e em Institutos Superiores de Educação.
Destaco alguns parágrafo do item 4.2 A formação de Professores para a Educação Infantil: Impasses e Perspectivas:


"Muitas discussões ocorrem desde a implementação da nova LDBEN em relação à formação docente. São feitas interpretações equivocadas ao analisá-la, principalmente, em relação ao patamar mínimo dessa formação, para atuar no campo da Educação Infantil. No entanto, no artigo 62 da LDBEN, a lei é clara quando enfatiza que, para o exercício do magistério da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, pode ser admitida como formação mínima, o curso normal, em nível médio".

"Uma outra discussão atual, se refere à titulação e à nomenclatura utilizada para designar os profissionais, que atuam com a Educação Infantil. Vem ocorrendo uma discussão centrada sobre a melhor forma de se designar esses sujeitos. Seriam professores? Seriam educadores? Sabe-se que esse debate se relaciona com questões políticas e mesmo corporativas, pois elas interferem no campo da remuneração, pois o tipo de titulação determina o nível salarial".

"Em síntese, o que pode ser observado é que poucos cursos destinados à formação docente, têm procurado contemplar aos princípios e pressupostos capazes de garantir uma formação de qualidade. Além disso, os novos ordenamentos legais para a formação docente conduz: à priorização da formação em serviço, em detrimento da formação inicial; também leva ao aligeiramento do ensino, com a precarização da base teórica-conceitual, e o favorecimento de uma capacitação pragmática e pontual".

CABRAL, ANA CARLA FERREIRA CARVALHAR. Formação De Professores Para A Educação Infantil: Um Estudo Realizado Em Um Curso Normal Superior. Dissertação (Mestre em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2005.

A dissertação completa está no endereço abaixo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário