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terça-feira, 31 de maio de 2011

Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

     O documento do MEC, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil compartilha um roteiro que permite que a direção escolar, professores e comunidade façam uma auto-avaliação das atividades desempenhadas na escola, assim como o cotidiano escolar. A fim de propor melhoras na qualidade na Educação Infantil, o roteiro observa as recomendações dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Abaixo, alguns recortes do documento:


Este documento foi construído com o objetivo de auxiliar as equipes que atuam na Educação Infantil, juntamente com as famílias e pessoas da comunidade, a participar de processos de autoavaliação da qualidade de creches e pré-escolas que tenham um potencial transformador. Pretende, assim, ser um instrumento que ajude os coletivos – equipes e comunidade – das instituições de Educação Infantil a encontrar seu próprio  caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.


Dimensões e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

  1. Planejamento Institucional

1.1  Proposta pedagógica consolidada
1.2  Planejamento, acompanhamento e avaliação
1.3  Registro da prática educativa

  1. Multiplicidade de experiências e linguagens

2.1 Crianças construindo sua autonomia
2.2 Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social
2.3 Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis para o próprio corpo
2.4 Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais
2.5 Crianças tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita
2.6 Crianças reconhecendo suas identidades e valorizando as diferenças e a cooperação

3. Interações

3.1    Respeito à dignidade das crianças
3.2    Respeito ao ritmo das crianças
3.3    Respeito à identidade, desejos e interesses das crianças
3.4    Respeito às ideias, conquistas e produções das crianças
3.5    Interação entre crianças e crianças

  1. Promoção da saúde

4.1  Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças
4.2  Limpeza, salubridade e conforto
4.3  Segurança

  1. Espaços, materiais e mobiliários

5.1  Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das crianças
5.2  Materiais variados e acessíveis às crianças
5.3  Espaços, materiais e mobiliários para responder aos interesses e necessidades dos adultos

  1. Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais

6.1  Formação inicial das professoras
6.2  Formação continuada
6.3  Condições de trabalho adequadas

7.  Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social

7.1 Respeito e acolhimento
7.2 Garantia do direito das famílias de acompanhar as vivências e produções das crianças
7.3 Participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças


BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação / Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009.


O documento on-line:

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