SEJAM BEM-VINDOS!

Somos estudantes do curso de Pedagogia da Unisinos e buscamos compreender melhor o universo do Pedagogo enquanto profissional da Educação Infantil. Sintam-se convidados para comentar, opinar, criticar e dar sugestões!

domingo, 5 de junho de 2011

Educação Infantil - Espaços e Tempos








Como falar de espaço e tempo na educação infantil? Nós adultos carregamos concepções formatadas de espaço e tempo, compreendemos que estes dois são abstratos, que não conseguimos visualizar concretamente.



As crianças compreende o espaço e o tempo como algo concreto, parte do seu dia-a-dia, do seu brincar. A criança relaciona o espaço ao lugar: casa, escola, parque... lugares que ela se encontra e que tem significado em sua vida.

O tempo é algo que a criança "condifica" pelas rotinas, a hora de fazer o lanche, de brincar... o tempo fica restrito ao fazer. Não é um tempo cronologico, marcado por horas, dias e anos. É um tempo marcado por algo que significa e marca a vida da criança.



Ao pesquisar na internet sobre o tema: Espaço e Tempo na Educação Infantil, encontrei o site: P@artes A sua revista virtual, um artigo da TUSSI e SOUZA, muito interessante sobre as questões deste tema. As autoras apresenta elementos importantes e fundamentais na construção do pensar os espaços e tempos da educação infantil.


Referências:

TUSSI, Dorca; SOUZA, Alexandra F. L. Educação Infantil: Espaços e Tempos destinados à infância contemporânea e o disciplinamento da criança. P@rtes (São Paulo). V. 00 p. eletrônica. Novembro de 2009




Nenhum comentário:

Postar um comentário